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Metano
(Revisão 05 – 20/12/2007)


Descrição


O metano é um gás incolor, inflamável, não tóxico, com um odor semelhante ao do óleo. O metano é o primeiro membro da série dos hidrocarbonetos parafínicos. É o maior componente do gás natural. O metano normalmente é transportado como um gás não liquefeito em cilindros de aço a uma pressão de 150 bar a 21 ºC.


 Propriedades Físicas
 Calor de combustão, gás a 25ºC e pressão  constante para formar H2O (líquido) + CO2 (gás).   890,36 KJ/mol.

 Calor de combustão, gás a 25ºC e pressão  constante para formar H2O (gás) + CO2 (gás).

 802,32 KJ/mol.

 Calor latente de fusão a -182,5ºC.

 58,42 kJ/kg; 224 cal/mol. 

 Calor molar específico, gás a 101,325 kPa e
 26,8ºC - pressão constante.
 35,941 J/(mol x K);
 Calor molar específico, gás a 101,325 kPa e
 26,8ºC - volume constante.
 27,531 J/(mol x K);
 Calor molar específico, líquido a -175,6ºC.

 53,72 J/(mol x K).

 Condutividade térmica, gás a 101,325 kPa a
 26,7ºC.
 0,034238 W/(m x K);
  81,83 x 10-6 cal/(s x cm x ºC).
 Condutividade térmica, líquido a -180 ºC.  0,226 W/(m x K);
 540,2 x 10-6 cal/(s  x cm x ºC).
 Constante dielétrica, gás a 101,325 kPa a 0ºC.  1,000944.
 Constante dielétrica, líquido a 101,325 kPa a
 -173 ºC.
 1,7.
 Densidade absoluta, gás a 101,325 kPa a 0ºC.  0,7174 kg/m3
 Densidade crítica.  0,1625 kg/dm3
 Densidade relativa, gás a 101,325 kPa a 0 ºC
 (ar=1).
 0,555.
 Densidade, líquido a pressão de saturação
 –161,5 ºC.
 0,4241 kg/L
 Fator crítico de compressibilidade.  0,288
 Fórmula.  CH4
 Limite de inflamabilidade no ar.  5,0 a 15,4% (por volume).
 Momento dipolar, gás.

 0 C x m.

 Massa Molecular  16,0425
 Ponto de ebulição a 101,325 kPa.  111,66 K; -161,5ºC; -258,7ºF
 Pressão crítica.  4640 kPa; 46,4 bar: 673,1 psia;
 45,8 atm
 Pressão no ponto triplo.  11,69 kPa; 116,9 mmHg.
 Razão do calor específico, gás a 101,325 kPa e
 26,8ºC Cp/Cv.
 1,305
 Solubilidade em água a 101,325 kPa (pressão  parcial do  metano)a 20ºC.  0,03308 cm3 /1 cm3 de água
 Temperatura crítica.  191,05 K; -82,1 ºC;
 -115,8ºF
 Temperatura de auto-ignição.  810 K; 537ºC; 999ºF
 Temperatura no ponto triplo.  90,66 K; -182,5 ºC; -296,5ºF
 Tensão superficial a -180ºC.  17,8 mN/m; 17,8 dyn/cm
 Viscosidade, gás a 101,325kPa a 26,8ºC.  0,01118 mPa x s; 0,01118 cP
 Viscosidade, líquido a -180ºC.  0,202 mPa x s; 0,202 cP
 Volume crítico.  6,153 dm3/ kg
 Volume específico a 21,1ºC, 101,325 kPa.  1479,5 dm3/ kg; 23,7 ft3/ Ib


Aplicações

O Metano é usado como matéria prima para fabricar: dióxido de carbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno. O metano alta pureza é usado em laboratórios para testes de resistência ao fogo em alguns plásticos e também como matéria prima para misturas de gases utilizadas na calibração de analisadores. Este gás tem ainda uma aplicação na produção de carbono preto de alta qualidade que é usado em uma variedade de componentes eletrônicos. Recentemente, o gás natural, que tem como principal componente o Metano (Cerca de 90%), vem sendo utilizado no Brasil como combustível alternativo em ônibus, caminhões e outros veículos de transporte, sendo que em São Paulo, por exemplo, já existem diversos postos de gasolina devidamente equipados para abastecer estes veículos adaptados.


Efeitos sobre o homem e toxicidade

O metano não é tóxico. No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), considera o produto como asfixiante simples e não impõe limites de exposição, entretanto, no ambiente de trabalho, deve-se garantir que a concentração mínima de oxigênio seja de 18% em volume. As situações na qual a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente.

Obviamente, devido à alta inflamabilidade do produto, deve-se garantir que o limite inferior de inflamabilidade do metano, 5,0% no ar atmosférico, jamais seja atingido, por isso, é recomendável que seja respeitado um limite de 1,0%.

Em caso de super exposição ao produto, ele pode causar asfixia e neste caso os sintomas são: náuseas, pressão na testa e nos olhos, pode ainda causar perda de consciência e morte. O metano tem um odor semelhante ao do óleo, mas esse odor não é suficiente para alertar quando a concentração do produto está excessivamente elevada.


Primeiros Socorros


Uma pessoa que seja vitima de asfixia por metano, deve imediatamente ser removida para uma área descontaminada, de preferência ao ar livre. Caso a pessoa esteja apresentando dificuldade respiratória pode ser administrado oxigênio. Caso a pessoa apresente perda de consciência e parada respiratória, é necessário fazer respiração artificial (boca a boca) seguida de administração de oxigênio. Caso haja parada cardíaca, massagem cardíaca simultaneamente a respiração artificial será necessária, fazendo-se 5 massagens cardíacas e uma respiração alternadamente. Em qualquer caso chame imediatamente um médico ou socorro especializado.


Precauções no manuseio e estocagem

O maior perigo atribuído ao manuseio de metano é sua extrema inflamabilidade. Os cilindros de metano devem ser estocados em uma área bem ventilada longe de calor e de todos os tipos de chamas abertas e faíscas. Não use metano perto de motores, instalações elétricas abertas ou de qualquer outro equipamento que possa produzir faíscas. Não estoque cilindros de metano com cilindros contendo oxigênio, cloro, quaisquer outros oxidantes ou juntamente a outros materiais inflamáveis. Prenda adequadamente os cilindros para evitar queda. Caso seja necessário ter instalações elétricas, como por exemplo, iluminação, estas devem ser à prova de explosão, somente um especialista pode montá-las de forma segura.


Informações para transporte


Dados os riscos envolvidos e a complexidade das exigências de segurança legais normativas para o transporte de produtos perigosos em geral, e especificamente do metano sugerimos que os clientes não transportem gases a granel ou em cilindros, a menos que estejam altamente familiarizados com as exigências mencionadas e possuam os equipamentos e recursos necessários. As informações que se seguem têm caráter puramente ilustrativo e não estão completas.

Recomendamos enfaticamente que quando o transporte seja indispensável para a operação de um determinado cliente, este, adquira a versão mais atualizada do “Manual de Autoproteção – Produtos Perigosos – Manuseio e transporte rodoviário” publicado pela Indax Advertising Comunicação Ltda. ou então da coletânea de decretos lei e normas pertinentes da ABNT.

O transporte do metano em cilindros deve ser feito em caminhão equipado com carroçaria metálica aberta, que possua condições de transportá-los em posição vertical e que esteja devidamente sinalizado e equipado com o kit de emergência apropriado ao produto ou produtos que esteja sendo transportado. O motorista deve possuir habilitação compatível com o tipo e porte de veiculo utilizado e ter participado com aproveitamento de curso de “transporte de produtos perigosos” ministrado por estabelecimento de ensino reconhecido.

Em toda operação de transporte os seguintes documentos são de porte obrigatório: habilitação do motorista, certificado de conclusão do curso de transporte de produtos perigosos, envelope de transporte contendo: notas fiscais dos produtos transportados e suas fichas de emergência.

Normalmente o kit de emergência para o transporte de gases é constituído de: 10 cones de sinalização, 4 placas auto portantes com inscrição “Perigo Afaste-se” com dimensões mínimas de 340 x 470 mm, 100 metros de fita zebrada com largura mínima de 70 mm, 06 suportes para sustentação da fita zebrada, 02 calços de madeira de 150 x 150 x 200 mm, 01 caixa com jogo de ferramentas, 01 lanterna grande com pilhas novas carregadas, isto além de EPI´s como óculos de segurança, pares de luvas de raspa de couro, capacete, etc. em perfeitas condições e em quantidade suficiente para o motorista e demais ocupantes do veiculo de transporte. Isto sem falar em extintores de incêndio e demais item de segurança do veículo. No caso específico do metano as leis e normas vigentes devem ser consultadas para verificar se existem requisitos adicionais.

Além das sinalizações regulares como faixas refletivas na carroçaria e pára-choques, as unidades de transporte devem estar sinalizadas com rótulos de risco, alem de painéis de segurança. Como os regulamentos normativos para a sinalização do veiculo são muito complexos nos limitamos a informar abaixo somente os dados principais que devem definir a sinalização do metano recomendamos que seja consultada a coletânea de normas ABNT para o transporte terrestre de produtos perigosos.


» Produto: Metano, comprimido
» Número da ONU: 1971
» Classe de risco: 2.1 – gases inflamáveis
» Risco subdisiário: não pertinente
» Número de risco: 23


Detecção de Vazamentos

Todos os equipamentos: válvulas, reguladores de pressão, conexões, tubulações, etc. que se destinem a serem utilizados com metano, devem ser devidamente testados e condicionados antes do uso. Dois métodos de teste que podem ser utilizados estão listados abaixo em ordem de preferência:

1. Pressurizar o sistema com uma mistura de no máximo 5% de hidrogênio em nitrogênio e testar todas as conexões com um detector de condutividade térmica. Ao final do teste o sistema deve ser purgado com o próprio metano que será utilizado para remover os resíduos da mistura de gases utilizada. Este teste necessita ser realizado por uma pessoa adequadamente treinada, dá resultados muito satisfatórios e o sistema se torna altamente confiável. Este procedimento é especialmente recomendado para processos de alta responsabilidade.

2. Pressurizar o sistema com o próprio metano e testar todas as conexões e pontos suspeitos com uma mistura de água e detergente. No local onde haja vazamento haverá formação de bolhas. Este teste pode ser feito por quase qualquer pessoa, porém os resultados podem não ser os mais seguros e pequenos vazamentos podem não ser detectados. Este método é especialmente recomendado para metano industrial podendo ainda ser utilizado para metano de elevada pureza desde que após a detecção e correção dos vazamentos, seja feita a secagem interna dos equipamentos através da passagem do próprio metano puro por seu interior até haver plena certeza que toda a umidade residual tenha sido eliminada.



Aviso Importante

Este material foi concebido com o intuito de fornecer ao leitor acesso conveniente às informações de propriedades físicas e químicas do produto em pauta. A Gama envidou seus maiores esforços no sentido de produzir um material de alta qualidade técnica, não obstante, este informativo apesar de abrangente não contém todos os dados e informações técnicas disponíveis sobre o produto.

A Gama se exime de quaisquer responsabilidades por eventuais danos materiais ou humanos que possam decorrer em função da utilização destas informações, por omissão de informações neste material, por eventuais erros ou mudanças no conhecimento técnico que possam ocorrer.


 
 

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